
13ª AULA – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
▪ As causas dos conflitos.
▪ A visão positiva dos conflitos.
▪ Os tipos de conflitos.
▪ Como administrar e conviver com os conflitos.
■ As causas dos conflitos:
# Incapacidade de atingir metas ou desejos por alguma limitação pessoal ou interferência técnica ou comportamental.
# Diferenças de personalidade.
# Metas ou vontades diferentes.
# Diferenças em termos de percepções e informações.
■ Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
■ A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.
■ Funções Positivas do Conflito:
- Afasta a rotina e a mesmice.
- Mobiliza energia.
- Desafia a acomodação de idéias e posições.
- Desvenda problemas escondidos.
- Aguça a percepção e o raciocínio.
- Estimula a criatividade para as soluções.
■ Tipos de conflitos:
Existem várias tipos de conflitos que se manifestam e é importante saber distingui-los para melhor lidarmos com eles:
► Conflito Latente: não é declarado e não há mesmo por parte dos envolvidos, uma clara consciência da sua existência.
► Conflito Percebido: os elementos envolvidos percebem racionalmente a existência do conflito, embora ainda não haja manifestações abertas sobre ele.
► Conflito Sentido: é aquele que já atinge ambas as partes, e que há emoção e forma consciente.
► Conflito Manifesto: trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na relação interpessoal e nas empresas na dinâmica do grupo.
■ Como administrar os Conflitos:
► Saber comunicar, saber ouvir, saber perguntar.
► Criar uma atmosfera afetiva
► Esclarecer as percepções e crenças
► Focalizar as necessidades individuais e compartilhadas
► Aprender com o passado e olhar para o futuro
► Gerar opções de ganhos e acordos mútuos
PODER E CONFLITO
Poder é a habilidade de uma pessoa conseguir que outra pessoa ou grupo aja da forma desejada pela primeira. A pessoa com poder modifica o comportamento dos outros, manipulando de acordo com a sua vontade e as necessidades.
Autoridade é o poder legitimado socialmente. Uma pessoa recebe a incumbência formal de manipular os outros, tem o direito reconhecido de exigir dos outros certas formas de conduta por ele propostas.
TIPOS DE PODER
PODER LEGÍTIMO :
É o poder atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização. Caso o indivíduo deixe o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir o indivíduo.
PODER DE RECOMPENSA:
É influenciado pela possibilidade do funcionário recebe-la como produto do seu desempenho. Podem ser óbvias como as promoções – e podem ser sutis – elogio, status, vantagens.
PODER COERCITIVO:
Está ligado à habilidade do gerente em punir um funcionário. É feita através de advertência, suspensão, desligamento.
PODER DE ESPECIALIZAÇÃO:
Esse poder deriva do de talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência adquirida pelo indivíduo. Estes talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles e os valoriza.
PODER DE REFERÊNCIA:
Chamado de “carisma pessoal”, é o poder de um indivíduo de influenciar outros, pela sua força de caráter ou alguma característica específica.
Muitos publicitários usam esportistas e artistas para darem credibilidade aos seus produtos.
PODER DE INFORMAÇÃO:
Deriva da posse de informação importante em um momento que a empresa necessite.
TÁTICAS DE DIÁLOGO PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
APAZIGUAMENTO: pressupõe a ajuda de outrem na administração do conflito, não no sentido de “deixar para lá”, mas de abrir espaço para o diálogo. Após falar, proporciona um alívio de tensão e ocorre uma maior abertura.
▪ As causas dos conflitos.
▪ A visão positiva dos conflitos.
▪ Os tipos de conflitos.
▪ Como administrar e conviver com os conflitos.
■ As causas dos conflitos:
# Incapacidade de atingir metas ou desejos por alguma limitação pessoal ou interferência técnica ou comportamental.
# Diferenças de personalidade.
# Metas ou vontades diferentes.
# Diferenças em termos de percepções e informações.
■ Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
■ A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.
■ Funções Positivas do Conflito:
- Afasta a rotina e a mesmice.
- Mobiliza energia.
- Desafia a acomodação de idéias e posições.
- Desvenda problemas escondidos.
- Aguça a percepção e o raciocínio.
- Estimula a criatividade para as soluções.
■ Tipos de conflitos:
Existem várias tipos de conflitos que se manifestam e é importante saber distingui-los para melhor lidarmos com eles:
► Conflito Latente: não é declarado e não há mesmo por parte dos envolvidos, uma clara consciência da sua existência.
► Conflito Percebido: os elementos envolvidos percebem racionalmente a existência do conflito, embora ainda não haja manifestações abertas sobre ele.
► Conflito Sentido: é aquele que já atinge ambas as partes, e que há emoção e forma consciente.
► Conflito Manifesto: trata-se do conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na relação interpessoal e nas empresas na dinâmica do grupo.
■ Como administrar os Conflitos:
► Saber comunicar, saber ouvir, saber perguntar.
► Criar uma atmosfera afetiva
► Esclarecer as percepções e crenças
► Focalizar as necessidades individuais e compartilhadas
► Aprender com o passado e olhar para o futuro
► Gerar opções de ganhos e acordos mútuos
PODER E CONFLITO
Poder é a habilidade de uma pessoa conseguir que outra pessoa ou grupo aja da forma desejada pela primeira. A pessoa com poder modifica o comportamento dos outros, manipulando de acordo com a sua vontade e as necessidades.
Autoridade é o poder legitimado socialmente. Uma pessoa recebe a incumbência formal de manipular os outros, tem o direito reconhecido de exigir dos outros certas formas de conduta por ele propostas.
TIPOS DE PODER
PODER LEGÍTIMO :
É o poder atribuído a um indivíduo que ocupa uma posição específica dentro da organização. Caso o indivíduo deixe o cargo, o poder continua a existir na posição e não pode seguir o indivíduo.
PODER DE RECOMPENSA:
É influenciado pela possibilidade do funcionário recebe-la como produto do seu desempenho. Podem ser óbvias como as promoções – e podem ser sutis – elogio, status, vantagens.
PODER COERCITIVO:
Está ligado à habilidade do gerente em punir um funcionário. É feita através de advertência, suspensão, desligamento.
PODER DE ESPECIALIZAÇÃO:
Esse poder deriva do de talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência adquirida pelo indivíduo. Estes talentos concedem poder ao indivíduo, pois a organização precisa deles e os valoriza.
PODER DE REFERÊNCIA:
Chamado de “carisma pessoal”, é o poder de um indivíduo de influenciar outros, pela sua força de caráter ou alguma característica específica.
Muitos publicitários usam esportistas e artistas para darem credibilidade aos seus produtos.
PODER DE INFORMAÇÃO:
Deriva da posse de informação importante em um momento que a empresa necessite.
TÁTICAS DE DIÁLOGO PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
APAZIGUAMENTO: pressupõe a ajuda de outrem na administração do conflito, não no sentido de “deixar para lá”, mas de abrir espaço para o diálogo. Após falar, proporciona um alívio de tensão e ocorre uma maior abertura.
NEGOCIAÇÃO: esperar recuperar o equilíbrio emocional, verificar se ambas as partes têm motivação e querem resolver o conflito. A comunicação aberta e autêntica é uma boa solução.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: primeiro é necessário diferenciar sentimentos de idéias. É fundamental saber que ambas as partes têm responsabilidade no conflito.
CONFRONTAÇÃO: exige maior habilidade interpessoal de negociação entre as partes em conflito e de quem participar como mediador(elemento neutro que goza da confiança dos envolvidos no conflito), acompanhando, escutando, apoiando os esforços dos membros em desacordo, sem interferir no mérito da questão.
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