25/10/2007

11ª e 12ª aulas de IGRH – CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DA INTUIÇÃO



11ª e 12ª aulas de IGRH – CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DA INTUIÇÃO


▪ “Criatividade consiste em olhar para o que todo o mundo está vendo e
pensar uma coisa diferente”.

▪ “Criatividade é toda a possibilidade
do indivíduo de se jogar todo em qualquer experiência sem se moldar ou sem temer o costumeiro ou convencional”.

▪ “ Criatividade é a capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá- la de outras maneiras”.
■O Pensamento Criativo supõe uma atitude, uma perspectiva, que leva a procurar idéias, a manipular conhecimento e experiência.
■ Mudando a perspectiva e jogando com o conhecimento e a experiência, podemos transformar o corriqueiro em extraordinário e o inusitado em lugar-comum.

■ Evita se fazer sempre a mesma coisa
e esperar que os resultados sejam
diferentes.
■ Atua como destruidor das crenças limitantes (nada pode ser mudado ou melhorado, é perigoso, nunca foi feito...). (Donald J. Noone)■ Dia a dia criativo (maneiras de ser mais
criativo no cotidiano).

AS ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO:

- Motivação.
- Preparação.
- Incubação.
- Iluminação.
- Elaboração.
- Ação.
- Avaliação.

OS BLOQUEIOS MENTAIS – OBSTÁCULOS DA CRIATIVIDADE

A)= A SÍNDROME DA RESPOSTA CERTA

■ Quase todo o nosso sistema educacional
objetiva ensinar às pessoas
uma única resposta certa.
■ Entretanto, a vida não tem apenas
uma resposta certa.Nela, existem muitasrespostas certas – e todas dependem do que você está procurando.
■ Uma maneira de ser mais criativo é “buscar a segunda, a terceira... a décima resposta certa”.
■ As respostas que você encontra dependem das
perguntas que você faz.

B) = A NECESSIDADE DA LÓGICA

Na escola e na vida nos ensinam a pensar apenas com um lado do nosso cérebro. Olha que desperdício!!!
■ A lógica é importante na fase prática do processo criativo, mas o excesso do raciocínio lógico pode atrapalhar a fase germinativa da criação.
■ Os hemisférios esquerdo e direito de nosso cérebro têm funções diferentes, porém complementares. Para que alguém seja bem sucedido é preciso que os dois hemisférios trabalhem em equilíbrio e harmonia.

C) = OBEDIÊNCIA AOS PADRÕES E NORMAS

■ Padrão: o que serve de base ou norma para avaliação ou medida (Dicionário Aurélio).
■ Normas: aquilo que se aceita como padrão ou medida para a realização ou avaliação de algo (Dicionário Aurélio) .
■ Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição (Picasso).
■ O Pensamento Criativo não é somente construtivo – também é destrutivo. É preciso quebrar um padrão para descobrir outro.

D) = A TORTURA DA PRATICIDADE

Ser prático é importante no mundo da ação, mas só praticidade não basta para gerar novas idéias. A lógica, que funciona tão bem para julgar e executar idéias, pode reprimir o processo criativo se impede o artista que existe em você de explorar idéias germinativas inusitadas.
■ As pessoas ficam prisioneiras dos seus hábitos. Acostumam-se ao “é” da realidade e se esquecem das possibilidades geradas pela pergunta “e se...”.
■ Utilizamos as perguntas “ e se “ como um modo fácil de fazer a imaginação deslanchar.
■ A verdadeira chave da pergunta “ e se”, é você se dar a liberdade de sonhar o possível e o impossível e arriscar até o impraticável em busca de idéias.
■ A imaginação não tem limites – a fase germinativa é um vale-tudo.

E) = EVITAR AS AMBIGUIDADES

Ambigüidade: “Que se pode entender em mais de um sentido; que dão margem a mais de uma interpretação” (Dicionário Aurélio) .
■ Todos nós aprendemos a “evitar ambigüidades” por causa dos problemas de comunicação que elas podem provocar.
■ No processo germinativo da criatividade, porém, existe o perigo de a imaginação ser sufocada pelo excesso de especificidade.
■ “ Se você disser às pessoas aonde ir, mas não como chegar lá, vai ficar espantado com os resultados. Colocar um problema de forma ambígua dá mas liberdade a imaginação das pessoas que estiverem trabalhando na questão”.
■ É fundamental usar o humor para colocar a si mesmo ou ao seu grupo em estado de espírito criativo.

F) = É PROIBIDO ERRAR

Há ocasiões em que não se pode errar, mas a fase germinativa do processo de criação não é uma delas. Os erros são um sinal de que estamos saindo dos trilhos habituais. Se não errarmos de vez em quando, é indício de que não estamos sendo muito inovadores e audaciosos.
■ Se a gente sempre fizesse as coisas certas, nunca teríamos de mudar de rumo – continuaríamos eternamente na mesma direção e terminaríamos com uma quantidade cada vez maior das mesmas coisas.
■ Se você está fazendo coisas rotineiras, tem alta probabilidade de acertar e é provável que erre muito pouco. Agora, se estiver experimentando novos caminhos, você certamente cometerá muitos erros.

G) = NÃO É PERMITIDO BRINCAR

■ Em nossa sociedade capitalista e competitiva, existe sempre a necessidade do ganha/perde. Isso se aplica a maioria dos jogos esportivos, eleições, apostas e coisas do gênero.
■ Quando você brinca, porém, uma lógica diferente está valendo: a lógica do ganha/ganha. Isso significa que ao invés de você ser castigado pelos seus erros, você aprende com eles. Assim, quando a gente ganha, ganha; quando não ganha, aprende.

■ A razão das crianças serem descontraídas quando brincam é que elas não conhecem todos os “deverias” e imposições. Com isso, sua criatividade se expande e as possibilidades de aprendizagem são ilimitadas.
■ Gente que se diverte no trabalho produz mais idéias. A alegria é contagiante e todos trabalham com mais afinco para participar do divertimento.
■ Faça da sua casa e do seu local de trabalho um espaço divertido, bem humorado.

H) = AFASTE-SE DOS LIMITES

A especialização é um fato da vida. Para funcionar no mundo, você é obrigado a restringir o foco e limitar seu campo de visão. Quando estiver procurando gerar idéias criativas, porém, essa maneira de manipular a informação poderá ser limitativa e bloqueadora.
■ A limitação impede a busca de idéias e soluções de problemas em outras áreas de atuação.
■ Desenvolva a atitude do caçador, a certeza de que existem idéias esperando para ser descobertas onde quer que você vá.
■ Cultive diferentes tipos de território de caça. Quanto mais amplo e diversificado for seu conhecimento, mais áreas terá onde caçar novas idéias.
■ Onde você caça idéias? Questione-se: que pessoas, lugares, atividades e situações usa para ter idéias novas?

I) = ABANDONE O EGO E RIA DE SI

O homem vive em sociedade e procura ser aceito pelo seu grupo. Todos estão sujeitos a pressões da coletividade.
■ A adaptação ao grupo possui a finalidade prática de Cooperação entre seus membros, que gera a perda de uma fatia da nossa individualidade.
- O grupo nos dá um certo rumo quando não sabemos como agir em determinada situação.
■ Existe o perigo do “pensamento grupal”. Esse fenômeno consiste em que os membros do grupo se interessam mais em manter a aprovação dos outros do que em tentar propor soluções criativas para os problemas.
■ A importância do Bobo da Corte em resistência ao pensamento grupal.
■ “Existem coisas tão sérias que você é obrigado a rir delas. Tem gente que se liga de tal modo às suas idéias que as coloca num pedestal. È difícil ser criativo quando se investiu muito do próprio ego em uma idéia” ( Niels Bohr).


J) = EU NÃO SOU CRIATIVO

“ O que me incomoda não é como as coisas são, mas como as pessoas pensam que as coisas são” ( Epictetus) .
■ Uma vez estabelecida no nosso cérebro, a tendência de toda crença é de se perpetuar.
■ No momento em que você muda o paradigma(“eu não sou criativo”), você muda o significado de uma coisa e outras coisas acontecem.


BLINK – CRIATIVIDADE NUM PISCAR DE OLHOS

Malcolm Gladwell defende a teoria de que todas as nossas tomadas de decisão não dependem sempre de decisões amadurecidas durante meses (tomada consciente de decisão) .
■ Em muitos casos, as impressões intuitivas, obtidas na maioria das vezes em questão de segundos, podem ser tão ou mais valiosas do que decisões exaustivamente refletidas.
■ Rápido e simples: Tomadas de decisões rápidas e com base em poucas informações.
■ É preciso sermos questionadores e atentos quanto as tomadas de decisões rápidas. Nosso computador interno nem sempre opera de forma brilhante e decodificando a verdade. Ele pode estar distraído, equivocado ou desativado por uma série de fatores bloqueadores.

A VISÃO SUBLIMADA DA CRIATIVIDADE – OSHO

A pessoa que pretende ser criativa não pode seguir o mesmo caminho dos outros. Ela tem que caminhar só; tem que ser um não conformista com os valores da mentalidade coletiva.
■ Há idiotas completos que espalham que a “mente vazia” é oficina do diabo. É o contrário: “ a mente vazia é a oficina de Deus”.
■ Para criar é preciso relaxar. O relaxamento ocorre quando não há nenhum “precisa” ou “deve” na sua vida. Não envolve apenas o corpo ou somente a mente, mas todo o seu ser.
A essência da sabedoria é estar em harmonia com a natureza, com o ritmo natural do universo. E, sempre que você está em harmonia com o ritmo natural do universo é quando acontece a criatividade. ■ A atitude criativa aumenta a beleza do mundo; ela dá alguma coisa ao mundo; nunca tira nada dele. A pessoa criativa chega ao mundo e aumenta a beleza dele.

O ÓCIO CRIATIVO – AS IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS DE DOMENICO DE MASI

As teses arrojadas desse pensador contemporâneo vêm causando polêmica. Uma delas defende o ócio como grande estimulador da criatividade.
■ É preciso modificar o senso do tempo eliminando horários, eliminando o espaço,introduzindo o teletrabalho e, principalmente, substituindo o controle pela motivação.
■ Se juntarmos pessoas dotadas de muita fantasia com pessoas muito concretas, nesses grupos nasce a centelha da criatividade e, ao invés de gênios criativos, teremos muitos grupos criativos.
■ O aumento de potência da tecnologia é muito mais rápido do que a capacidade de invenção de novos empregos. É preciso portanto recriar os modelos de vida e de produção.
■ A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. (...) É o que eu chamo de "ócio criativo".


CRIATIVIDADE E ÉTICA

■ Precisamos de uma revolução no sentido clássico da palavra, vale dizer, do estabelecimento de uma nova utopia, de um novo rumo com outras estrelas guias que orientem a caminhada, desta vez, da humanidade como um todo.
■ Pensando na situação mundial, equivale dizer: precisamos urgentemente de uma ética planetária para garantir nosso futuro comum.
■ A ética pressupõe liberdade psicológica e desenvolvimento do potencial humano, ou seja, do potencial intuitivo, perceptivo, intelectual e emocional do indivíduo.

CRIATIVIDADE E CAPITALISMO NATURAL

Capitalismo Natural é considerado o modelo da próxima revolução industrial.
■ O que se pode chamar de Capitalismo Industrial não se ajusta cabalmente aos seus próprios princípios de contabilidade. Ele liquida o seu capital e chama isso de renda. Descuida de atribuir qualquer valor ao mais importante capital que emprega: os recursos naturais e os sistemas vivos, assim como os sistemas sociais e culturais que são a base do Capital Humano.


CRIATIVIDADE NAS EMPRESAS

Criatividade é a busca de soluções inovadoras. Resolver um problema valendo-se de métodos conhecidos não tem nada de criativo . Muitas empresas constróem regras tão rígidas que se torna impossível desenvolver qualquer iniciativa que fuja ao manual.
■ Embora traga resultados positivos, o profissional criativo nem sempre é bem vindo, já que costuma incomodar. São pessoas diferentes, costumam destacar-se dos demais e por isso nem sempre são vistas com bons olhos.
■ Os 07 bloqueios contra a criatividade nas empresas:

- Medo de errar
- Preocupação Excessiva com ordem e tradição
- Miopia de Resultados
- A doença do especialista
- Relutância em exercer influência
- Relutância em brincar
- Desejo excessivo de recompensa pelo sucesso.

CRIATIVIDADE E EMPATIA

Friedrich Dorsch, 1976, em seu Dicionário de Psicologia, descreveu a empatia como: "propriedade de reviver as vivências de outras pessoas, especialmente seu estado emocional; capacidade de situar-se em seu lugar, de compartilhar seus sentimentos através da percepção de sua expressão, por haver experimentado com outras pessoas a mesma situação ou por ter conhecimento de seu estado psíquico."
■ Não basta ter um auto conhecimento para possuir habilidade empática. Dois obstáculos tornam a percepção do outro mais complexa do que a percepção do "eu". Estes obstáculos são: as diferenças de paradigmas entre o observador e o observado e os inevitáveis erros de interpretação das informações do observado. (Roberto Lima Neto)
■ A pessoa criativa não é necessariamente empática, da mesma maneira que nem toda a criação é uma inovação. Mas, a habilidade empática se mostra como um poderoso diferencial para pessoas criativas.Desenvolvendo esta habilidade, obrigatoriamente não se aumenta o poder criativo, mas ela certamente direciona a pessoa criativa para resultados mais positivos, capazes de se concretizarem em inovações.Isto leva a concluir que, antes de se desenvolver o potencial criativo, deve-se procurar desenvolver o potencial empático das pessoas responsáveis pela criação de novos produtos.

CRIATIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA

Criatividade e qualidade de vida. Temas interessantes no contexto atual, em que cada vez mais temos que ser criativos para termos uma razoável qualidade de vida. Quando digo qualidade de vida, não estou me referindo apenas à boa alimentação e à prática de uma atividade física, mas também a saúde mental.
■ Cada vez mais temos que ser criativos, devemos buscar novas formas de aumentar nossos ganhos, garantir e conquistar a empregabilidade, tentar solucionar problemas do dia-a-dia, criar e desenvolver novos produtos, apostar em formas diferentes de atender clientes.
■ A criatividade possibilita viver melhor, perceber os acontecimentos de forma diferente, buscar soluções para problemas, tanto pessoais como profissionais.
■ A empresa resolve investir em treinamento na área de criativiidade porque acredita que melhorando a qualidade de vida dos seus colaboradores, também melhoram o desenvolvimento das atividades e os relacionamentos interpessoais.

CIRANDA DA EXPRESSIVIDADE

(ATIVIDADES LÚDICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO INTUITIVA) .




















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