25/10/2007

10ª aula de IGRH - ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL


10ª AULA DE IGRH
ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL



ECONOMIA:

- É uma ciência social que estuda como a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos, ou seja, os fatores de produção: terra, trabalho e capital, a fim de melhor atender as necessidades da coletividade.

OBJETIVO DA ECONOMIA:

- Formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo, assim, as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.


DIVISÃO DA ECONOMIA:

O estudo da teoria econômica divide-se em duas partes:

- MICROECONOMIA : trata do estudo de mercados individuais – os agentes econômicos privados – verificando como se comportam os consumidores e os produtores nesse mercado e como se dá a formação de preços dos produtos.

- MACROECONOMIA: analisa os agregados econômicos, estudando os comportamentos da produção total de bens e serviços do país, bem como a evolução da inflação, os investimentos totais da economia, as exportações, a renda, etc.


ECONOMIA BRASILEIRA:

- O período recente é caracterizado por uma série de transformações, tanto na economia mundial com nas economias nacionais geradas pela globalização.
- A globalização trouxe ao Brasil uma valorização do mercado e uma preocupação com a competitividade, um aprimoramento da tecnologia, um investimento maior no desenvolvimento profissional.
- Esta mudança traz de volta o liberalismo econômico caracterizado pela menor participação do Estado e transferência de várias responsabilidades para o setor privado (empresas).


POLÍTICA ECONÔMICA:

- é a definição pelo Estado das principais prioridades que a sociedade necessita para minimizar as diferenças econômicas e sociais, empregando da melhor maneira possível os seus recursos.

OBJETIVOS DA POLÍTICA ECONÔMICA:

- Crescimento da Produção e do Emprego:
- O crescimento econômico é a meta mais importante a ser perseguida pelos formuladores da política econômica. O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país, ou seja, à colocação no mercado de uma quantia maior de mercadorias e serviços à disposição dos indivíduos.
- Pela estreita relação entre produção e emprego, nota-se que, ao perseguir o objetivo de crescimento da produção,automaticamente está-se procurando ampliar o nível de emprego da economia.

- Controle da Inflação : não significa manter a inflação igual a zero, mas sim evitar a aceleração permanente no aumento dos preços para evitar uma série de distorções na economia.
- A inflação causa:
- má distribuição da renda, pois os mais pobres não conseguem se proteger dela, pois não aplicam seus recursos no mercado financeiro.
- reduzem os prazos das aplicações financeiras, fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos.
- dificultam qualquer planejamento empresarial que não seja de curtíssimo prazo.
- quando se chega a hiperinflação, pode-se chegar a total destruição do parque produtivo (como já aconteceu com a Alemanha e a Argentina).

- Equilíbrio das Contas Externas: Os países mantém relações comerciais e financeiras que compõem o seu balanço de pagamentos que deverá estar em equilíbrio.
- Se um país tem déficit permanente em suas contas externas, poderá ocorrer o esgotamento de suas reservas, dificultando o pagamento de seus compromissos externos e limitando a sua capacidade de importação, por falta de moeda estrangeira.

- Distribuição de Renda: visar sempre medidas que contemplem a melhor maneira de distribuir a riqueza de forma justa e atendendo os objetivos e necessidades sociais da população.



INSTRUMENTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA:


- POLITICA FISCAL:
São os instrumentos que o governo dispõe para constituir a sua receita e controlar as suas despesas. Ex: controle dos gastos para pagamento de funcionários públicos; assistência a previdência social; subsídios de produção; despesas de investimentos(construção de rodovias, hidrelétricas, escolas); criação ou eliminação de impostos; programas de ajuda as classes menos favorecidas.


- POLÍTICA MONETÁRIA:
- Refere-se as ações do governo para controlar as condições financeiras da economia. Ex: controle da taxa de juros; aumento ou diminuição do dinheiro circulante; vendas de títulos públicos; flexibilização das condições de crédito.

- POLÍTICA CAMBIAL E DE COMÉRCIO EXTERIOR:
- Representam as ações do governo nas transações internacionais do país. Ex: compra e venda de dólares para regular o mercado; fixação do valor do dólar; estímulos à exportação; taxação de impostos para importação.

- POLÍTICA DE RENDAS:
- Refere-se à intervenção direta do governo na formação da renda, com o controle e congelamento de preços e com políticas de preservação dos níveis salariais. Ex: controle de preço dos produtos; medidas para recuperação e valorização do salário mínimo; práticas de reajuste salarial.


ECONOMIA SOLIDÁRIA:

- Ação possibilitadora da geração de novas oportunidades de inserção social pelo trabalho, propiciando: Democratização da gestão do trabalho; conhecimento sobre os segredos da produção; valorização das relações de cooperação; distribuição de renda ; fortalecimento do desenvolvimento local sustentável.

Princípios da Economia Solidária

Adesão Livre e Voluntária
Gestão Democrática e Participativa
Participação Econômica dos Sócios
Autonomia e Independência (princípio da Autogestão)
Educação, Capacitação e Informação.
Intercooperação
Compromisso com a Comunidade

Valores da Economia Solidária :

A Economia Solidária baseia-se nos seguintes valores:

- Ajuda mútua
- Responsabilidade
- Democracia
- Igualdade
- Equidade e Solidariedade.
Valores éticos :

- Honestidade
- Transparência
- Responsabilidade social

Princípios do Empreendedorismo Cooperativo e Solidário

O empreendedorismo cooperativo busca desenvolver atitudes e habilidades como:

Conhecimento de mercado, gestão cooperativa, pró-atividade, participação, conhecimento sobre a arte de liderar, de empreender e de administrar o projeto coletivo.

Trocar a cultura da subordinação pela idéia do apreender a empreender e cooperar.

Princípios do Empreendedorismo Cooperativo :

A idéia do empreendedorismo está geralmente associado as empresas tradicionais que objetivam o lucro e interesse dos poucos donos.

O objetivo do empreendedorismo cooperativo é a efetivação do projeto dos diversos donos.

Estímulo a criatividade do indivíduo no sentido da estratégica do grupo organizado em cooperação.

ATITUDES OBJETIVANDO O EMPREENDORISMO COOPERATIVO

Ao projetar os elementos individuais para o âmbito coletivo, o empeendedorismo cooperativo busca:

Conhecer o mercado de trabalho.

Controlar resultados e reformular estratégias.

Perceber as oportunidades.

Aceitar riscos desde que sejam moderados e decididos coletivamente.

Transparência na gestão.

Democratizar a informação e renovar cotidianamente o projeto coletivo.

Agregar e distribuir valor.

Aprender com o erro.

Buscar cumprir “prazos estabelecidos” e “qualidade combinada”.

Apresentar produtos inovadores.

Formar “redes de apoio” e parcerias.

Sustentar uma política que estimule a confiança mútua.

Capacitação e estímulo permanentes.

Responsabilidade Social.

Renovar cotidianamente o projeto coletivo.


GLOSSÁRIO DE ECONOMIA:


Ações - Títulos que indicam a participação do possuidor na propriedade de uma determinada companhia e lhe dão direito a parte dos lucros.

Ativos - Bens, créditos ou valores que formam o patrimônio de uma empresa.

Balança Comercial - Resultado das exportações e importações realizadas por um País. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança. O contrário significa déficit.

Balança de pagamentos - Consiste no registro de todas as transações realizadas entre os residentes de um país e os residentes de outros países durante determinado período de tempo (usualmente, um ano).

Banco Central (BC) - Autoridade monetária do País responsável pela execução da política financeira do governo. Cuida ainda da emissão de moedas, fiscaliza e controla a atividade de todos os bancos do país.

Bens - Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico (ar, água).

Bolsa de Valores - Local onde se negociam títulos emitidos por empresas privadas ou estatais.

Caixa 2 - Expressão que define o dinheiro não registrado que entra em uma empresa e que, por isso, pode ser utilizado sem que sobre ele incidam impostos.

Câmbio - Operação financeira de venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países.

Commodity - Termo usado em transações comerciais internacionais para designar um tipo de mercadoria em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização. As principais commodities são produtos agrícolas (como café, soja e açúcar) ou minérios (cobre, aço e ouro, entre outros).

Contas públicas - Total de receitas e gastos de todas as esferas do poder.

Correção monetária - É o reajuste periódico de certos preços na economia pelo valor da inflação passada, com o objetivo de compensar a perda do poder aquisitivo da moeda.

CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) - Imposto cobrado pelo governo federal e que incide sobre movimentações financeiras de pessoas ou empresas. O percentual é de 0,38% sobre todos os saques feitos em conta corrente.

Deflação - É o oposto de inflação, a queda no índice de preços. Mas nem sempre isso é bom. Com deflações sucessivas, um país mergulha em recessão porque há queda no consumo.

Demanda - Nome dado às necessidades ou desejo de consumo, individual ou coletivo, de bens e serviços

Dívida externa - Dívida externa é a somatória dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas.

Dívida interna - Total de débitos assumidos pelo governo junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no país.

Especulação - Operação financeira feita no mercado com o objetivo de obter ganho rápido, de forma ilícita e contra as normas de mercado.

Exportação - Vendas de bens e serviços de um país em outro.

Falência - Sentença judicial decretada pela falta de pagamento aos credores.

Fundo de investimento - É uma espécie de condomínio de investidores que funciona da seguinte maneira: o dinheiro é entregue a um profissional que irá administrá-lo. Cabe a ele encontrar os investimentos disponíveis no mercado (ações, títulos, entre outros) que podem oferecer a melhor rentabilidade à bolada que irá aplicar.

Fundo Monetário Internacional (FMI) - Agência especializada das Organizações das Nações Unidas (ONU) criada em 1944 para promover a cooperação financeira entre os países-membros. Cada um deles tem direito à cota de saques durante o ano e existe ainda um esquema paralelo de ajuda a países em dificuldades financeiras.

Globalização - Processo de integração econômica mundial que acontece com a abertura do comércio internacional. Significa um avanço do capitalismo, um mecanismo que busca a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias.

Hiperinflação - Diz-se hiperinflação quando os preços aumentam tanto e tão rápido que todos gastam o dinheiro assim que o recebem. Essa velocidade no consumo se dá devido ao temor de que o dinheiro perca seu valor.

Inadimplência - Situação em que uma pessoa ou empresa deixa de cumprir um contrato, particularmente no que se refere a prazos de pagamentos.

Inflação - A inflação é usualmente conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, que resulta em perda ininterrupta do poder aquisitivo da moeda.
Juros - Juro é a remuneração que o tomador de um empréstimo tem que pagar ao proprietário do capital emprestado. O juro pode ser simples ou composto.

Mercado de capitais - Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) a longo prazo.

Mercado Financeiro - Setor da economia responsável pela captação de recursos entre investidores para financiar atividades produtivas ou simplesmente gerar lucros para quem empresta dinheiro.

Monopólio - Situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou comércio de uma matéria-prima, produto ou serviço e que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade.
Moratória - Prorrogação do prazo concedido para pagamento de uma dívida, obtida em acordo entre o devedor e o credor. Nas relações comerciais internacionais, a palavra é usada para definir a declaração unilateral de um país de que ele não pagará sua dívida no prazo.

Oligopólio - Grupo de empresas que detém o controle de determinado mercado, seja ele o fornecimento de um produto, serviço ou matéria-prima.

Passivos - Conjunto das dívidas e obrigações de uma empresa. É o oposto do ativo.

PIB - Sigla de "Produto Interno Bruto", principal indicador da atividade econômica. É o valor de todos os bens e serviços produzidos dentro das fronteiras de um país, independentemente da nacionalidade do produtor.

Privatização - Processo de venda em leilão de uma estatal para uma companhia ou consórcio de empresas do setor privado.

Recessão - É uma fase em que a atividade econômica se encontra em contração. Os principais indicadores de que um país está em recessão são queda da produção, aumento do desemprego, diminuição das taxas de lucro e crescimento do número de falências e concordatas.

Renda per Capita - A renda per capita representa quanto cada habitante receberia se o valor do produto nacional bruto (PNB) de um país fosse distribuído igualmente entre todos sem considerar a concentração de riquezas.

Reservas - Recursos que um país tem disponíveis para gastar imediatamente, caso tenha urgência.

VALOR - Atributo que confere a qualquer produto a qualidade de bem econômico.
ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO - "Técnica que tenta destacar e avaliar os custos sociais e os benefícios sociais de projetos de investimento, para auxiliar a decidir se os projetos devem ou não ser realizados (...) O objetivo é identificar e medir as perdas e ganhos em valores econômicos com que arcará a sociedade como um todo, se o projeto em questão for realizado.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - "Processo que se traduz pelo incremento da produção de bens por uma economia, acompanhado de transformações estruturais, inovações tecnológicas e empresariais, e modernização em geral da mesma economia"

EMPRESA PRIVADA - Empresa com capital predominante ou integralmente privado, administrada exclusivamente por particulares.

EMPRESA PÚBLICA - Entidade paraestatal, criada por lei, com personalidade jurídica de direito privado, com capital exclusivamente público, de uma só ou de várias entidades, mas sempre capital público.

INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO - "Quantificação de um fator que permite a comparação entre os graus de desenvolvimento econômico de diversas economias nacionais.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Diferença entre o ativo e o passivo de uma determinada estrutura administrativa, ou seja, o saldo líquido de seus bens e direitos e de suas exigibilidades e obrigações.

PESSOA ECONOMICAMENTE ATIVA - Pessoa que exerceu trabalho remunerado, em dinheiro e/ou produtos e mercadorias, durante os 12 meses, ou parte deles, anteriores à data da pesquisa.

SALÁRIO-MÍNIMO - Remuneração mínima do trabalhador, fixada por lei.













Nenhum comentário: