09/10/2007

9ª aula de IGRH - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL





9ª aula de IGRH – Ética e Responsabilidade Social



“ A diferença entre o que estamos fazendo e o que somos capazes de fazer é tão grande que daria para resolver a maior parte dos problemas do mundo”
M. GANDHI


ETHOS – Palavra grega que significa costume, modo habitual de conduta, caráter.

ÉTICA – Conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ser características universais, precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre.

- O primeiro código de ética de que se tem notícia são os “dez mandamentos”.

- A ética é o que traça sua linha de conduta. Ela está o tempo todo presente em sua vida familiar, no ambiente profissional e em cada minuto do seu dia.

- Desde o momento que acorda e levanta da cama, você é abordado por situações que colocam à prova seu comportamento ético.


VALORES: São normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos pelo indivíduo ou pela sociedade e que determinam os critérios de valorização das coisas.

Os valores são classificados como:


- Valores Éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. Ex: solidariedade, honestidade, verdade, bondade.
- Valores Estéticos: são os valores de expressão, muitas vezes cobrados pela sociedade como um padrão. Ex: belo, feio, harmonia.
- Valores Religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Ex: sagrado, pureza, santidade, perfeição.
- Valores Políticos: que determinam a satisfação e vontade da sociedade. Ex: justiça, igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
- Valores Vitais : são aqueles necessários a manutenção da vida. Ex: saúde, força, bem estar físico e mental.

Nas organizações, os valores internos são expressos por meio das ações praticadas pelos dirigentes e funcionários. Representam a cultura organizacional que nada mais é do que o “caráter da empresa”.


ÉTICA E CAPITALISMO


Na sociedade capitalista em que estamos inseridos, há a ligação poder-consumo-dinheiro. Tudo gira ao redor do mercado e as relações acabam ficando comprometidas devido as desigualdades e competitividade geradas por esse sistema.

Essa crise ética propiciada pelo Capitalismo gera efeitos desastrosos na ordem social, como:
- aumento das desigualdades.
- violência.
- empobrecimento.
- desemprego.
- corrupção.
- abandono da idéia de solidariedade e cidadania.
- fortalecimento da avareza e esperteza.
- contaminação do caráter.
- fim da ética e da política.

Para legitimar este sistema moderno de dominação, surge um novo “ethos”, cujos elementos principais são a ética da competitividade, a ética do consumo e a exaltação do mercado. É quando a ética do dinheiro transforma-se em “ética da irresponsabilidade social”.

Para combater esta ética maléfica é preciso criar uma nova ética que atenue a perversidade da ética do dinheiro. É nesse novo contexto que inicia no mundo “ a nova ética da “responsabilidade social” , o espírito da cidadania empresarial.

Principais características da Responsabilidade Social:

- o ensino e o aprendizado de comportamentos sociais responsáveis.
- revigoramento do debate civilizatório.
- resgate da cidadania.
- glorificação do associativismo, da cooperação, da solidariedade social.
- restauração da relação entre os setores da vida social.


ÉTICA DO DINHEIRO - IRRESPONSABILIDADE SOCIAL

Promove individualismos

Ênfase na competição e competitividade

Prevalece o discurso único do mercado.

Banalização dos problemas sociais.

Adoção de comportamentos antiéticos.

Gera alienação.

Deteriorização do trabalho.

Contaminação do caráter das pessoas.

Ampliação das desigualdades.

ÉTICA SOCIAL - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Promove associativismo

Prevalece o discurso único do mercado.


Prevalece o debate civilizatório


Priorização dos problemas sociais.



Adoção de comportamentos éticos.


Gera participação.


Enobrecimento e revigoramento do trabalho.

Exaltação do caráter das pessoas.


Redução das desigualdades.



RESPONSABILIDADE SOCIAL

Existem hoje diversas possibilidades de conceituarmos e diferentes modos de atuação quando falamos em Responsabilidade Social:

- Responsabilidade Social como atitude e comportamento empresarial ético e responsável: nesta abordagem prevalece a “responsabilidade ética”. É o dever e compromisso da empresa em assumir uma atitude transparente, responsável e ética em suas relações com seus públicos-alvo (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.).

- Responsabilidade Social como conjunto de valores: incorpora não somente os valores éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe dão sustentabilidade (auto-estima dos funcionários, motivação dos colaboradores, desenvolvimento social).

- Responsabilidade Social como postura estratégica empresarial : neste tipo de responsabilidade, a empresa valoriza o seu negócio em termos de imagem e faturamento e vendas, gerando retorno positivo para os negócios.

- Responsabilidade Social como estratégia de relacionamento : com foco na melhoria da qualidade do relacionamento com os seus diversos públicos-alvo, a empresa usa a responsabilidade social como estratégia de marketing de relacionamento, em especial com clientes, fornecedores e distribuidores.

- Responsabilidade Social como estratégia de marketing institucional: é orientado para a melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na maneira como o consumidor vê a empresa e adquire seus produtos e serviços.

- Responsabilidade Social como estratégia de Recursos Humanos: é o uso de ações de responsabilidade social com foco nos empregados e seus dependentes, objetivando reter os principais talentos e aumentar a produtividade.

- Responsabilidade Social como estratégia de valorização dos produtos e serviços: o objetivo é atestar não apenas a qualidade dos produtos e serviços da empresa, mas também lhes conferir o status de “socialmente corretos”.


- Responsabilidade Social como estratégia social de desenvolvimento da comunidade: a empresa assume o papel de agente de desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

- Responsabilidade Social como promotora da cidadania individual e coletiva: a empresa, mediante suas ações, ajuda a tornar seus empregados verdadeiros cidadãos, através de treinamentos específicos e ações de voluntariado.

- Responsabilidade Social vista como responsabilidade ambiental: a empresa investe em programas de educação e de preservação do meio ambiente, difundindo valores e práticas ambientalistas de sustentabilidade.

- Responsabilidade Social como exercício da capacitação profissional: a empresa cria condições para que as pessoas assistidas se capacitem profissionalmente.

- Responsabilidade Social como estratégia de Integração Social: O maior desafio histórico da sociedade atual é o de criar condições para se atinja a efetiva inclusão social no país. A empresa deverá primeiro definir o seu foco de ação social, em seguida a sua estratégia social e, finalmente, o seu papel social. Com estes três elementos definidos, surge a visão de responsabilidade social da empresa.


RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA:

“ É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com as quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as futuras gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais” – (INSTITUTO ETHOS)



COMO IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS (fase interna) :

- Inicialmente deve haver a vontade, a atitude e o apoio da diretoria da empresa.
- Realização do “compromisso social” que equivale à missão social da empresa definida a partir de valores e de ações estratégicas básicas.
- Comunicação do compromisso social da empresa para os empregados, acionistas, clientes, fornecedores e parceiros, através do site da empresa, cartazes e outros meios de comunicação.
- Sensibilizar os empregados através da realização de palestras e envolvimento motivacional de todos. Nesta fase são utilizadas caixas de sugestão, pesquisa interna, reuniões, mensagens, etc...
- As sugestões são catalogadas por áreas de atuação e depois de discutidas e sistematizadas como idéias são apresentadas para a diretoria que definirá o pacote de ações sociais internas.
- É confeccionado o Termo de Compromisso de Implementação das Ações Sociais Internas, que é divulgado em toda a empresa e submetido à aprovação dos representantes dos empregados.
- O Grupo de Trabalho, de posse do Termo, elabora o plano de ações que compreende o elenco de ações, a sua priorização, o seu cronograma de implantação, os cursos e benefícios delas decorrentes e os responsáveis pela sua gestão.
- Após a implantação e ações que ganhem visibilidade, é o momento da empresa pensar em suas ações sociais externas.

COMO IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS (fase externa) :

- Após coletados e analisados os dados da pesquisa para identificar as ações e áreas de atuação social externa junto aos empregados e clientes, é elaborado um Relatório de Potencialidade e Oportunidades de Ações Sociais Externas, que é submetido à aprovação da diretoria para a definição do pacote de ações sociais.
- Elaboração e implementação do plano, seguida de seu acompanhamento e avaliação.
- Institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa:
a) = elaboração do Código de Ética da empresa.
b) = elaboração de um livreto com todas as normas e ações de responsabilidade social.
c) = publicação do Balanço Social.
d) = criação de um Programa de Voluntariado junto aos empregados.
e) = criação de Institutos e Fundações.
f) = Certificação Social.



TERCEIRO SETOR:

- É o conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum. O termo criado por pesquisadores norte-americanos, parte da idéia de que, além do Estado e do setor privado, haveria uma terceira via, que reuniria atividades privadas voltadas para o atendimento das necessidades coletivas da sociedade.

- Integram o terceiro setor instituições como ONG’s (organizações não governamentais) e as OSCIP’s (organizações da sociedade civil de interesse público).

- A economia deste setor não gira em torno de indicadores econômicos, mas de indicadores sócio-econômicos, internos e externos.

- A empresa lucra socialmente quando suas ações sociais internas dão bons resultados, adquirindo dos consumidores e compradores de seus produtos e serviços maior credibilidade, confiança e melhoria da sua imagem.


GLOSSÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:


AÇÃO SOCIAL : qualquer atividade de assistência em alimentação, saúde, segurança, educação e desenvolvimento econômico que seja feita em favor de uma comunidade específica.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS: ações que junto com o processo de escolarização investem no desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.

ATUAÇÃO SOCIAL: conjunto de ações e projetos desenvolvidos pela empresa que visam melhorar as condições da sociedade em áreas como saúde, educação, meio ambiente, cidadania, etc.

BALANÇO SOCIAL IBASE: demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e a comunidade.

BIODIVERSIDADE: diversidade biológica de um habitat, estimada a partir do número de espécies animal e/ou vegetal que o habitam.

CADEIA PRODUTIVA: conjunto de todos os integrantes em um processo produtivo, considerando desde a extração da matéria-prima de um produto até a comercialização para um consumidor final.

CAPITAL NATURAL: referem-se ao conjunto dos recursos naturais que produzem bens e serviços e que nos são emprestados pelo ambiente.

CAPITAL SOCIAL: fundamentada na relação entre os atores sociais que estabelecem obrigações e expectativas mútuas.

CÓDIGO DE CONDUTA: é uma declaração formal voluntária de uma empresa ou organização sobre os seus valores e práticas.

CÓDIGO DE ÉTICA: conjunto de regras que firmam o compromisso de uma empresa no que se refere ao seu comportamento frente a pessoas físicas e jurídicas com quem a empresa se relaciona.

CONSUMO SUSTENTÁVEL: estratégia baseada na utilização dos recursos naturais e dos serviços econômicos, de modo a responder às necessidades de aumento da qualidade de vida de todos, respeitando o capital natural para as gerações futuras.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: desenvolvimento que vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: são instrumentos publicados que reúnem um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade, que servem como ferramenta estratégica.

SUSTENTABILIDADE: condução dos negócios e uso de recursos naturais considerando o direito à vida das gerações futuras.

VOLUNTARIADO: conjunto de ações que são realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento de seus colaboradores em atividades voluntárias na comunidade.










Um comentário:

Anônimo disse...

Dicifil de acreditar... mais e mais pessoas estão mudando linhas de comportamento por essas mudanças muitas vezes para o lado errado, acredito que mudemos a maneira de atitudes com pessoas pois assim comseguiremos fazer a diferença individual para cada um .....mesmo que pessoas não mereçam.

sergio soares