17/08/2007

3ª aula de IGRH - Políticas e Estratégias de RH


3ª aula de IGRH - Políticas e Gestão Estratégica de RH
POLÍTICAS DE RH

POLÍTICA :
Arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios.
Habilidade no trato das relações humanas.
Definição da melhor estratégia para a realização de todos.

POLÍTICA DE RH:
São as melhores práticas e decisões que envolvem toda a estrutura estratégica e os subsistemas dos recursos humanos da empresa.
Não existe a melhor política. O que existe é uma política adequada ao ambiente, que responde as necessidades estratégicas da companhia, respeitando as pessoas e suas necessidades.

Não há como implantar uma política de gestão eficiente se você não respeitar as pessoas e as necessidades da empresa, e essa política deve visar o desenvolvimento do profissional e o crescimento da empresa.
Uma coisa é criar uma política de RH, e outra é fazer com que ela se mantenha viva, o que, certamente, é a parte mais difícil.

RH é uma área de suporte, criada para facilitar a vida das pessoas dentro da empresa.
A equipe precisa entender a fundo seu business e estar a par de tudo o que acontece para fazer algo concreto e alinhado às expectativas.

POLÍTICA DE RH DA PETROBRÁS :

-Atrair, desenvolver, treinar e reter pessoas, investindo em seus
talentos e aprimorando as competências técnicas e gerenciais,
atendendo à dinâmica dos negócios visando sustentar a excelência competitiva.
-Assegurar efetivos adequados aos objetivos dos negócios e
promover práticas de compensação competitivas em relação
ao mercado.
- Promover práticas e processos de gestão que levem à satisfação
no trabalho e ao comprometimento de todos os empregados com
as metas e os princípios éticos do Sistema Petrobrás.
-Estimular uma cultura empresarial única e humanizada, que respeite
os valores locais, valorize a consolidação e troca de conhecimentos
e priorize o reconhecimento pelos resultados das equipes e das
pessoas.
-Estimular e reconhecer o exercício da cidadania pelos trabalhadores
e apoiar as iniciativas vinculadas à responsabilidade social do
Sistema Petrobrás.
-Manter um processo permanente de negociação para a construção
de soluções com a representação sindical dos empregados.

POLÍTICA DE RH – MAHLE :

- Propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro que garanta a melhor qualidade de vida a seus colaboradores;
- Incentivar a participação de todos os colaboradores nos negócios da empresa e na vida da comunidade em que a unidade MAHLE se insira;
- Valorizar os aspectos pessoais e profissionais dos nossos colaboradores e o atingimento de resultados por parte da empresa em todas as ações de treinamento e desenvolvimento;
- Promover a conscientização da preservação do Meio Ambiente em todas as atividades;
-Ter políticas de remuneração e benefícios que dêem condições ao colaborador de ter uma qualidade de vida compatível com a existente na região em que a unidade MAHLE atua;
- Assegurar que cada colaborador possa expor suas idéias,críticas e sugestões visando melhorias organizacionais;
- Incentivar o aproveitamento e a promoção dos talentos internos nos processos de recrutamento e seleção;
- Promover e valorizar a transparência nas relações com os clientes internos e externos;
- Assegurar o desenvolvimento das lideranças para que possam gerir seus recursos humanos.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH


- O desafio mais evidente da Gestão de RH, hoje, é mobilizar os indivíduos e os grupos, para desenvolver o melhor possível as suas capacidades e para atuar como representantes dos valores institucionais, vinculando seu futuro profissional ao futuro da organização.


- É vital que os profissionais de RH tenham como missão e foco da sua atuação apoiar e assessorar o corpo gerencial (dirigentes, gerentes, chefias operacionais), no uso de ferramentas e instrumentos que permitam um exercício mais consistente de liderança das equipes e o desenvolvimento da autonomia e da co-responsabilidade, num clima de entusiasmo, compromisso e realização profissional.


- Ferramentas Específicas de RH sob uma Ótica Estratégica:
(a) Recrutamento e Seleção; (b) Treinamento e Desenvolvimento: (c) Marketing Interno e Comunicação; (d) Gestão do Clima; (e) Avaliação de Desempenho; (f) Cargos e Remuneração; (g) Programas de Benefícios e Incentivos.

A VISÃO DE RH COMO GESTOR DE NEGÓCIOS:


-Quando falamos em posicionamento atuante
da área de Recursos Humanos, nisso está implícito o envolvimento do departamento com as demais esferas tomadoras de decisão dentro das companhias. É dizer que, nesse cenário atual, RH assume papel de parceiro estratégico – que deve estar preparado o suficiente para acompanhar os resultados da empresa, sugerir alterações e avaliar o momento certo de implementar mudanças, inclusive na estrutura organizacional. Sempre tomando por base as metas de negócios estabelecidas.


-Um RH atuante é aquele que se envolve integralmente. Que seleciona, contrata e lapida um talento, mas que tem suficiente visão estratégica de negócios para gerir bem cada investimento em pessoas.

NEGOCIAÇÃO:


-Solução de divergências através de acordos com consenso.


-A negociação ganha status de habilidade gerencial, igualando-se
em importância ao planejamento e à gestão de pessoas.


-Pode-se dizer que a negociação tornou-se um pré-requisito ao aspirante de postos gerenciais, porque não se concebe o exercício da gestão sem a presença desta habilidade.


ERROS MAIS COMUNS NA NEGOCIAÇÃO:


-Acreditar na argumentação pura e simplesmente: é normal que consideremos, durante um processo de negociação, que nossos argumentos são poderosos e imbatíveis. No entanto, não é a nós mesmos que nossos argumentos devem convencer, e sim ao nosso interlocutor.
-Pressionar o interlocutor ou subestimá-lo: neste caso, a questão é muito simples, pois se imagina que pressionando o interlocutor ele cederá, quando o efeito é exatamente o contrário: quanto mais pressionado maior sua defesa e portanto maior a dificuldade de se chegar a um acordo.
-Se nós vamos ou queremos negociar precisamos abrir mão de nossas posições para formar uma terceira, que não é a nossa nem a do nosso interlocutor, mas uma posição onde o acordo é confortável para os dois. Se nós não temos esta atitude estamos fazendo qualquer outra coisa, menos negociando.
- Demonstrar triunfo ao final: este parece um erro básico e infantil, no entanto ainda muito freqüente. A reação do interlocutor a este comportamento pode ser a retomada do processo e o suposto final se transforma em um novo começo de discussão.

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO:


-A tecnologia é o pano de fundo, o próprio quadro referencial onde todos os outros fenômenos sociais ocorrem. Ela molda nossa mentalidade, nossa linguagem, nossa maneira de estruturar o pensamento e a nossa própria maneira de valoração.


- Na sociedade tecnológica em que vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas do mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas.

- A tecnologia da informação exerce papel fundamental na construção e manutenção do capital do conhecimento nas empresas, por oferecer ferramentas que permitem o armazenamento e reutilização do conhecimento coletivo para desenvolver as estratégias e negócios da empresa.


- Para RH é necessário que acompanhe todas as evoluções tecnológicas e utilize-as para o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores e para otimização do negócio da empresa.

- É importante que RH possua ampla rede de comunicação; banco de dados seguro e invista em novas tecnologias.









Nenhum comentário: