02/09/2007

4ª e 5ª aulas de IGRH


RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E

COMPORTAMENTO PLANETÁRIO


▪ Definição gerada pela discussão em grupo.
▪ Como estimular um bom
relacionamento interpessoal.
▪ Competência Interpessoal.
▪ Comportamento gera comportamento.
▪ Posições existenciais:
Tipos de comportamento: Assertivo/Submisso/Manipulativo/
Agressivo

■ Nossa forma de ser, pensar e agir influencia
diretamente os relacionamentos nas
organizações. Se instaurarmos um clima
harmônico, positivo e de respeito,
receberemos de volta um ambiente sadio e
sem grandes turbulências.
Se ao invés disso, criarmos um ambiente
negativo, competitivo e pesado, colheremos inimizades, antipatia e desconfiança,
impactando diretamente os resultados, desempenho, crescimento profissional e organizacional.

■ A grande verdade é que escolhemos a pessoa que desejamos ser. Todos os dias decidimos se continuamos do jeito que
somos ou mudamos. A grande glória do
ser humano é poder participar de sua autocriação. (Richard Erskine)

■ Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação. (Richard Erskine)

■ Posições Existenciais: (Roberto Kertész)

► EU SOU OK --- VOCÊ NÃO É OK (Agressivo)
► EU NÃO SOU OK --- VOCÊ NÃO É OK (Manipulativo)
► EU NÃO SOU OK --- VOCÊ É OK (Não Assertivo)
► EU SOU OK --- VOCÊ É OK (Assertivo)

■ Características e Exemplos dos Comportamentos.

■ Auto-conhecimento: O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o auto-conhecimento.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a auto-estima.
É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo.
■ Auto-estima é a confiança em nossa capacidade de aprender, tomar decisões, fazer escolhas apropriadas e gerenciar mudanças. (Angel Izquierdo


■ Pilares de construção da auto-estima:
(Louize Hay)

Não se criticar
Não se deixe assustar
Seja gentil e paciente com você
Pense com bondade ao seu respeito
Relaxe
Medite e visualize
Elogie-se
Apóie-se
Tenha carinho com o negativo
Cuide de seu corpo

■ Estar vivo é estar em permanente conflito, produzindo dúvidas e certezas sempre questionáveis.

■ Enquanto formos incapazes de exercer algum controle sobre nossas emoções, seremos estranhos a nós mesmos, incapazes de influir sobre o mundo que nos cerca porque não teremos contato com nossa própria realidade interior. (Gustave Le Bon)


■ Estar vivo é estar em permanente conflito, produzindo dúvidas e certezas sempre questionáveis.

■ Enquanto formos incapazes de exercer algum controle sobre nossas emoções, seremos estranhos a nós mesmos, incapazes de influir sobre o mundo que nos cerca porque não teremos contato com nossa própria realidade interior. (Gustave Le Bon)


■ A inteligência emocional está relacionada à capacidade que todo ser humano tem de perceber e gerenciar suas emoções nas suas relações com outras pessoas, no dia-a-dia.
Mais do que o QI ou o conhecimento especializado, hoje
o que determina o êxito no trabalho é a inteligência emocional.

■ Hoje, diz-se que inteligência é plural e não singular. Não pode ser quantificada ou medida. Não importa mais quanto, mas como se é capaz. A inteligência não passa
só pelo cognitivo, inclui o afetivo, o emocional, o corporal, resultando de uma combinação harmoniosa destes aspectos.

■ É responder de forma adequada aos desafios da vida.
Enfim o trabalho que você faz em você mesmo, através
de pensamentos, crenças, diálogo interno, auto-imagem positiva e auto-estima, assim como a capacidade de se relacionar de forma eficiente e agradável com as demais pessoas, determina o grau de Inteligência Emocional.

■ O cérebro faz parte do corpo. O Hemisfério Esquerdo (HE) fala do mundo objetivo.
O Hemisfério Direito (HD) é responsável pela imaginação e pela criatividade.

■ Para utilizar de forma produtiva o cérebro, é necessário utilizar os dois hemisférios ao mesmo tempo. Por exemplo, na leitura de um texto, às vezes perdemos a concentração e precisamos voltar ao que foi lido. Isto acontece porque as palavras são decodificadas pelo HE e, as imagens representadas pelas palavras, são decodificadas pelo HD.

■ Com o stress a conexão dos dois hemisférios é prejudicada.
Portanto, é preciso também combater o stress.


HEMISFÉRIO ESQUERDO


Verbal
Detalhista
Mecânico
Preto e Branco
Cético
Lógico
Fechado
Cauteloso
Repetitivo
Analítico
Memória


HEMISFÉRIO DIREITO


Meditativo
Amplo
Criativo
Colorido
Receptivo
Intuitivo
Aberto
Aventureiro
Artístico
Espacial
Essência


■ Como estimular os canais da inteligência :

Visual: Olhe à sua volta por uns minutos; feche os olhos e tente lembrar-se do que viu, reconstituindo tudo, sem dar nomes, faça o mesmo com uma foto ou gravura ou com algum ambiente que lhe tenha agradado no passado.

Auditivo: ouça música tentando reproduzi-las, letra e melodia, decore versos, procure discriminar sons: timbre da voz das pessoas, ruídos da rua, da casa...

Cinestésico: pratique esportes, dança, tai chi chuan, identifique diferentes objetos apalpando-os sem olhá-los.


■ As áreas de Habilidade Emocional:

♦ Auto Conhecimento: capacidade de reconhecer e compreender emoções e estados de espírito e os
efeitos destes aspectos em si e nas outras pessoas.

♦ Auto Controle: capacidade de controlar ou
redirecionar impulsos, com propensão a pensar
antes de agir.

♦ Auto Motivação: paixão por algo que impele a
uma ou diversas ações que levem a concretização
de objetivos e sonhos.

♦ Empatia: capacidade de compreender o emocional
dos outros e habilidade para tratar as pessoas de
acordo com as suas reações emocionais.

♦ Sociabilidade : capacidade de encontrar pontos
em comum e cultivar afinidades.


■ A autoconsciência das emoções é o alicerce sobre
o qual são construídas todas as outras aptidões da Inteligência Emocional. A consciência dos próprios sentimentos e atitudes, assim como da percepção
que cada um tem do outro, podem influenciar as atitudes de tal maneira que elas funcionem em benefício próprio.

■ Motivo e emoção compartilham a mesma raiz
do latim, motere, ou seja, mover. As emoções
são, literalmente, o que nos move, nos impulsiona,
na direção de nossas metas. Elas alimentam
nossas motivações e nossos motivos. E, por sua
vez, impelem nossas percepções e moldam
nossas ações. Um grande trabalho começa com
um grande sentimento. A motivação é o
componente essencial para iniciar uma tarefa e persistir nela.


■ Como criar empatia


• Interesse-se, sinceramente, pelas pessoas;• Sorria;• Lembre-se de que o nome de uma pessoa é, para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma;• Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falar sobre elas mesmas;• Fale sobre o assunto que interessam às outras pessoas;• Faça um elogio honesto e sincero. Em outras palavras, faça a outra pessoa se sentir importante, mas faça isso sinceramente.• Não critique, não condene, não se queixe, não tenha preconceitos.


Como melhor expressar o seu modo de pensar

• O melhor meio de vencer uma discussão é evitá-la;• Respeite a opinião alheia. Nunca diga: “Você está errado”;• Se errar, reconheça o erro imediatamente e com ênfase;• Comece de forma amigável;• Deixe a outra pessoa falar na maior parte da conversa;
• Procure, honestamente, ver as coisas pelo ponto de vista alheio;• Mostre-se simpático às idéias e desejos alheios.



■ Todas as nossas reações nos relacionamentos afetivos e também nos relacionamentos profissionais, em grupo, dependem muito da maneira como enxergamos e vivenciamos os nossos modelos mentais e culturais.


■ Nos grupos de pessoas, as influências mútuas provocam mudanças significativas em cada indivíduo. Nos trabalhos com grupos, a ênfase deve ser dada na dinâmica da construção das realidades deles. Cada dinâmica impacta nos significados dos indivíduos e vice-versa. Em outras abordagens, enfoca-se mais o indivíduo. As mudanças são mais eficazes quando vivenciadas em grupo. Ela acontece nas relações entre as pessoas.


■ Flexibilidade nos permite travar conhecimento com outras realidades, enfrentá-las, perceber de que forma elas atuam sobre nós e o ambiente, reconhecer quando devemos acolhê-las.


■ Flexibilidade, é uma questão de desenvolvimento pessoal, amadurecimento e alfabetização emocional. A pessoa flexível é uma pessoa que sabe muito bem identificar objetivos relevantes e manter o foco. Age como um sistema aberto, isto é, está em interação com o meio ambiente, sabe identificar situações e dar respostas adequadas. É criativa ou metódica quando tem que ser.


■ Para melhorar a sua flexibilidade :

- Veja cada situação pela sua ótica e pela da
outra pessoa.

- Aumente o seu repertório comportamental, isto é, descubra outras formas de fazer as coisas. Tenha em mente que tudo o que faz é apenas uma das alternativas possíveis.
- Procure entender e praticar o processo de comunicação. Para se comunicar bem é preciso ter boa flexibilidade.
- Tenha em mente que no processo de comunicação o que importa não é o que se faz, mas sim a resposta que se obtém pelo que se faz.


- Procure praticar o princípio do primeiro compreenda, depois se faça compreender.
- Procure desenvolver o seu lado criativo e o seu lado crítico.

- Esteja atento às polaridades e saiba manejar com elas. A vida é feita delas. Dia-noite; homem-mulher; contração-expansão; alegria-tristeza; dominante-condescendente; formal-informal.


■ COMO ESTIMULAR A AUTO-ESTIMA EM UMA ORGANIZAÇÃO:

► Facilitar o acesso às informações.

► Oferecer oportunidades para aprendizagem contínua.

► Saber avaliar um trabalho ruim e bom (valorizar o resultado positivo e aprender com os erros).

► Incentive a criatividade e a inovação.

► Estimule seu pessoal, atribuindo tarefas e projetos um pouco além de suas conhecidas capacidades.

► Delegue responsabilidades.

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