04/09/2007

6ª aula de IGRH - COMUNICAÇÃO EM RH






6ª aula de IGRH

COMUNICAÇÃO EM RH



■ Sempre que nos comunicamos com alguém utilizamos dois tipos de linguagem: verbal e não verbal. A linguagem verbal compõe-se de palavras e frases. A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação, a saber: gestos, tom de voz, postura corporal, etc.

Em uma oportunidade, especialmente naquela em que os protagonistas não se conhecem, um gesto ríspido ou mesmo um tom de voz "torto" certamente irá prejudicar o relacionamento. Se uma ação gera uma reação, o lado que percebeu este comportamento irá para a defensiva ou ao confronto.

■ A comunicação não verbal é a forma de comunicação mais enraizada no nosso passado biológico, sendo também a mais primária. Assim, por vezes, a comunicação não verbal , contradiz o que está a ser dito por palavras.


■ Quando o feedback é utilizado de forma adequada, a pessoa que o recebe tem condições de avaliar melhor seu comportamento no grupo, uma vez que ela é informada de alguns aspectos que até então lhe passavam desapercebidos.


A partir dessa avaliação, ela pode modificar o seu comportamento e, com isso, contribuir para o funcionamento eficiente do grupo. Assim, o feedback leva a pessoa a uma melhor integração com o grupo e conseqüentemente, aumenta sua satisfação dentro deste.



Barreira de comunicação para o emissor:

Dificuldade de expressão
Timidez, medo de expressar opinião
Escolha inadequada do receptor
Escolha inadequada do momento/local
Escolha inadequada do meio
Suposições
Excesso de intermediários


Barreiras de comunicação para o Receptor:


Atitude de pouco interesse pelo outro
Falta de incentivo para o outro expressar suas idéias
Preocupação
Distração
Comportamento defensivo
Competição de mensagens
Atribuição de propósitos


Como saber ouvir:

Demonstre interesse

Mantenha contato visual

Esteja consciente de sua linguagem corporal

Participe oportunamente da conversa

Explore a força do silêncio.


O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO:


CAUSAS DO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO:

- Falta de conhecimento sobre o assunto.

- Falta de experiência em falar em público.

- Falta de autoconhecimento.


Sentir medo de falar em público é normal.
O que você não pode é deixar que esse
medo o paralise.


COMO COMBATER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO:

- Conheça bem o assunto que irá expor. Aprofunde
seu conhecimento e organize a seqüência da sua apresentação.

- Adquira experiência para falar em público. Aproveite todas
as oportunidades(reuniões, palestras, aulas, etc.).

- Conheça suas qualidades de orador.
Todos possuem aspectos positivos . Analise se a sua voz
é boa, se o seu vocabulário é fluente, se a sua postura
é elegante, se a sua gesticulação é harmoniosa,
verifique se há presença de espírito, humor e criatividade.


A COMUNICAÇÃO NAS REUNIÕES:


Reuniões quando não planejadas
tendem a ser infrutíferas.

Decida se realmente é necessário a
realização da reunião. Em caso afirmativo, estabeleça uma pauta de prioridades e planeje o tempo para cada tópico abordado.

ETAPAS DA REUNIÃO:

- Considerações iniciais (rápida exposição para expor questões que
serão discutidas, qual a finalidade, informações já levantadas).

- Debate dos temas (os participantes começam o debate, detalhando
as questões, dando suas opiniões e apontando soluções).

- Conclusões ( a partir das sugestões geradas por consenso elaborar
as conclusões).

- Recapitulação ( esta etapa é a última chance de esclarecer dúvidas
e afastar possíveis equívocos).


PARA LIDERAR BEM UMA REUNIÃO:

- Motivar a participação de todas as pessoas.
- Acompanhar com atenção o pensamento do grupo.
- Fornecer informações para que a discussão tenha continuidade.
- Propiciar um comportamento informal, sem ser vulgar.
- Fazer perguntas que estimulem o desenvolvimento das idéias
do grupo.
- Ser pontual para iniciar e concluir a reunião.
- Evitar opiniões pessoais.
- Manter a calma, a cordialidade e a tolerância.
- Reconhecer e dar valor a participação de todos.









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