17/09/2007

8ª aula de IGRH - Clima e Cultura Organizacional



8ª aula de IGRH

Clima e Cultura Organizacional


Dimensões do Comportamento Individual:

- O comportamento individual é avaliado de acordo com:

Valores:
Contém os elementos de julgamento; aquilo que a pessoa acredita ser correto.
Ex: a pena de morte é certa ou errada? Você é favorável ao aborto?

Atitudes:
Possui um caráter avaliativo que pode ser favorável ou desfavorável e que reflete como o indivíduo se sente frente a uma situação.

Personalidade:
É o resultado de fatores hereditários, ambientais e situacionais.

Percepção:
Baseia-se no que a pessoa julga ser a realidade, portanto ela pode variar em função do observador, em função do alvo que está sendo observado ou em função da situação vivenciada.

Pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de formas diferentes, o que torna a análise do comportamento dos indivíduos um desafio para os gestores de RH.


Motivação:
É tudo o que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma.


Comportamento Organizacional:

- É um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para promover a melhoria organizacional.

Cultura:

Simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro dele.

Ex: o sinal de OK: este gesto nos E.Unidos significa um sinal amigável de “tudo Bem”. Na Austrália e países sul americanos tem um significado ofensivo e obsceno.
Ex: o sinal de “chifrinho”:
EUA: sinal de encorajamento dos atletas.
África: é uma maldição.
Itália: significa que a esposa ou marido de alguém está sendo traído.

CULTURA ORGANIZACIONAL :

É tudo aquilo que uma empresa adquiriu ao longo do tempo. São as políticas da empresa, suas crenças, seus valores.

Elementos da cultura de um grupo certamente exercem influência sobre a percepção de seus integrantes acerca do ambiente no qual convivem. Do mesmo modo, iniciativas bem-sucedidas para mudar aspectos do ambiente de trabalho podem contribuir para a introdução de novas práticas e valores junto a um grupo, promovendo mudanças culturais no longo prazo.

Elementos que compõem a Cultura Organizacional:

VALORES:

São as verdades da empresa, são inquestionáveis estão presentes no comportamento dos funcionários.
Ex: comportamento ético;cumprimento das leis; responsabilidade social.


CRENÇAS E PRESSUPOSTOS:

São as verdades da empresa, são inquestionáveis e estão presentes no comportamento dos funcionários.
Ex: “aqui quem manda mesmo é o patrão” ; “valorizamos o atendimento e a qualidade”.

NORMAS:

É a determinação de como as coisas devem ser feitas, no qual as pessoas devem ser recompensadas ou punidas.
Ex: “ É obrigatório o uso de uniforme”; “ Somente empregamos funcionários com ensino médio completo”.

HISTÓRIAS:

São narrativas baseadas em eventos ocorridos.
Ex: História do fundador da empresa; relatos de greves acontecidas.

TABUS:

Determinam não oficialmente o que é proibido na organização. Geralmente fruto do preconceito e da falta de aceitação da direção da empresa e que é disseminado pelas chefias e próprios funcionários.
Ex: - mulheres não assumem cargo de chefia no alto escalão.
- relatos de funcionários punidos pela empresa.

HERÓIS:

São personagens importantes e destacados que a própria personalidade e ações representam os valores e imagem da organização.
Ex: Roberto Marinho – Rede Globo.
Abílio Diniz – Grupo Pão de Açúcar .
Silvio Santos – Baú da Felicidade / SBT.
Bill Gates – Microsoft.


COMUNICAÇÃO:

São os processos que tornam possível a interação social que cria, sustenta e transmite e muda a cultura organizacional. Quase todos os elementos da cultura são transmitidos por meio da comunicação.

COMO DESVENDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL?

- Estudar o histórico da organização.
- Analisar os incidentes críticos que a organização passou.
- O processo de socialização dos novos membros.
- As políticas de Recursos Humanos.
- O processo de comunicação.
- A organização dos processos administrativos e operacionais de trabalho.


CLIMA ORGANIZACIONAL:

“Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização“.
“Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.
“Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização”.
“Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento“.

Existe uma estreita relação entre o conceito de clima e o conceito de cultura organizacional, tanto que é recomendável desvendar os principais elementos culturais de uma organização antes de se partir para o levantamento e a análise de clima.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL


Ferramenta que identifica o clima, o ambiente e as condições de relacionamento colaborador/empresa, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores. É utilizada uma metodologia objetiva e segura, isenta de comprometimento com a situação atual, em busca de dados reais.
A análise, o diagnóstico e as sugestões são usados como instrumentos valiosos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e de avaliação de políticas internas.

Objetivos da Pesquisa :


a) levantar junto aos colaboradores o grau de satisfação, entendimento, envolvimento e opiniões sobre aspectos da cultura, políticas, normas, procedimentos e costumes existentes e praticados na empresa, bem como as expectativas de progresso, possibilidade de carreira, relacionamento pessoal e profissional com a chefia.
b) analisar e interpretar criticamente esses resultados, informando-os à direção da empresa e aos próprios participantes, através de relatórios e/ou outros canais de comunicação;
c) sugerir melhorias nos aspectos considerados pelos participantes da pesquisa como mais “fracos”;
d) sugerir reforço nos aspectos considerados “fortes” pelos participantes.



ETAPAS DA PESQUISA DO CLIMA ORGANIZACIONAL


- Planejamento e Preparação: preparação dos instrumentos de pesquisa ; definição da logística de aplicação; reunião de apresentação com a diretoria e lideranças; assessoria na comunicação aos colaboradores.
- Aplicação dos instrumentos de pesquisa: acompanhamento da aplicação do formulário; entrevistas com o pessoal de liderança.

- Tabulação dos Dados: digitação e conferência; emissão dos relatórios.

- Análises e Interpretações: cruzamento das respostas; destaques de pontos fortes e pontos fracos.

- Apresentação dos Resultados: relatórios; reuniões de apresentação.
=====================================================================

MISSÃO:


A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?- O que a empresa faz?- Para quem?
O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.


VISÃO


O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
- pelos esforços individuais;- pelos esforços das equipes e - pela alocação dos recursos.
A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propor resultados inatingíveis.
- No que a empresa quer se tornar?- Qual a direção é apontada?- Onde nós estaremos?- O que a empresa será?- Em que direção eu devo apontar meus esforços?- Eu estou ajudando a construir o que?- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

VALORES E PRINCÍPIOS:


Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
- Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.- São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.- São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.

O conjunto Missão, Visão e Valores serve também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.


EXEMPLO: Missão, visão e princípios da ARACRUZ


Missão

Ofertar produtos obtidos de forma sustentável a partir de florestas plantadas, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais, contribuindo desta forma para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.


Visão


Ser reconhecida como líder no mercado mundial de celulose.


Princípios da Aracruz


Nossas decisões e ações são pautadas por valores éticos e obedecem aos seguintes princípios de negócios, que também orientam o nosso Código de Conduta:
- Integridade
- Compromisso com nossos acionistas
- Foco no Cliente

- Valorização de nossos empregados
promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e motivador e não tolerando discriminação de qualquer natureza;
respeitando a liberdade de associação;
oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal;
promovendo o crescimento profissional baseado no mérito;
incentivando o exercício da cidadania;
buscando constantemente a melhoria da qualidade de vida.
- Harmonia com o meio ambiente
Atuamos em harmonia com o meio ambiente e contribuímos para sua proteção:
utilizando os recursos naturais de forma sustentável;
adotando modernas tecnologias e práticas para tornar nossas operações mais eficientes e minimizar seus impactos ambientais;
contribuindo para a preservação da biodiversidade.
- Responsabilidade social
Exercemos nossa responsabilidade social corporativa:
disseminando conhecimento e induzindo o desenvolvimento sustentável das comunidades;
estabelecendo parcerias, investindo em projetos e apoiando redes de relacionamento com o setor privado, entidades da sociedade civil e setor público;
contribuindo para a melhoria da governança pública;
apoiando e fortalecendo os participantes de nossa cadeia produtiva.
Estimulamos a adoção destes princípios pelos nossos parceiros de negócios visando a sustentabilidade de nossa cadeia produtiva.

Nenhum comentário: