11/09/2007

7ª aula de IGRH - MOTIVAÇÃO HUMANA EM RH E LIDERANÇA


7ª aula de IGRH

MOTIVAÇÃO HUMANA EM RH E LIDERANÇA


MOTIVAÇÃO:

Motivo e Ação compartilham a mesma raiz do latim, “motere”, ou seja
, “mover”.

As emoções são literalmente o que nos move, nos impulsiona, na direção de nossos objetivos e nos impelem para a sensibilização de nossas percepções.

A motivação é o componente essencial para iniciar uma tarefa e persistir até a sua finalização.

Auto Motivação: paixão por algo que impele a
uma ou diversas ações que levem a concretização
de objetivos e sonhos.

A partir dos primeiros estudos sobre o comportamento humano, a motivação deixa de ser representada apenas pela idéia essencial de recompensa material (salários e benefícios).

Passa a ser considerado os fatores relacionados aos aspectos psicológicos dos funcionários e a influência das relações humanas na produtividade e motivação dentro das organizações.

Muda-se: Do homem econômico da abordagem clássica e científica para o homem social da abordagem humanista e holística..


PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE A MOTIVAÇÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES:


► TEORIA DAS HIERARQUIAS DAS NECESSIDADES:

Desenvolvida pelo psicólogo Maslow, esta teoria está baseada nas necessidades humanas organizadas em níveis dentro de uma hierarquia de importância, como descritas a seguir:

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS : Necessidades básicas de alimentação, sono, sede, desejo sexual. Quando não satisfeitas vão dominar o comportamento.

NECESSIDADES DE SEGURANÇA : Busca de estabilidade, necessidade de proteção, fuga do perigo.

NECESSIDADES SOCIAIS : Necessidades de associação, participação, troca de amizade e afeto.

NECESSIDADE DE ESTIMA : Auto-estima, autoconfiança, status, prestígio.

NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÃO : Realização do próprio potencial, auto-desenvolvimento contínuo.

AS NECESSIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES:


Satisfação fora do trabalho:



Educação, religião, passatempo, crescimento pessoal.
AUTO REALIZAÇÃO
Aprovação da família e dos amigos, reconhecimento da comunidade.
ESTIMA
Família, amigos, grupos sociais, comunidade.
SOCIAIS
Liberdade, proteção contra violência, ausência de poluição, ausência de conflitos externos.
SEGURANÇA
Comida, água, sexo, sono.
FISIOLÓGICAS


Satisfação no trabalho:


AUTO REALIZAÇÃO
Trabalho desafiante, diversidade e autonomia, participação nas decisões, crescimento profissional.
ESTIMA
Reconhecimento, responsabilidade, promoções.
SOCIAIS
Amizade dos colegas, interação com clientes, líder amigável.
SEGURANÇA
Trabalho seguro, remuneração e benefícios, estabilidade no emprego.
FISIOLÓGICAS
Horário de trabalho, intervalo de descanso, conforto físico.


TEORIA DAS NECESSIDADES APRENDIDAS:


- Para McClelland o ser humano possui três necessidades básicas que são aprendidas ao longo da vida e influenciadas pelas experiências individuais:

Necessidade de Realização ( que inclui o desejo de realizar as coisas da melhor forma possível e está relacionada a auto-estima e auto-realização).

Necessidade de poder (necessidade de controlar, ter autoridade e influenciar as outras pessoas).

Necessidade de afiliação ( está relacionada ao afeto, à necessidade de manter relações interpessoais).


TEORIA DA EQUIDADE:

Está baseada na premissa de que em qualquer tipo de relação existe uma troca, ou seja, quando um trabalhador contribui para a organização, ele desejará receber algo em troca.
A equidade é atingida quando as pessoas sentem-se recompensadas de maneira justa pela organização.


TEORIA DA EXPECTÂNCIA:

- Essa teoria desenvolvida por Vroom, estabelece que o indivíduo irá agir na realização de determinada tarefa influenciado pela expectativa que ele tem com o resultado final dessa tarefa.
- Cada ser é único e percebe o mundo de determinada maneira de acordo com suas experiências e individualidade. Esse fato explica porque um mesmo fator pode motivar uma pessoa, mas não pode motivar outra.


ESTÍMULOS MOTIVACIONAIS IMPULSIONADOS POR RH :

- Desafie as pessoas a alcançarem o seu padrão de excelência, mas sabendo aceitar os seus limites, procurando investir nas forças.
- Tenha uma boa comunicação com todos os níveis hierárquicos da empresa.
- Estimule as pessoas a sentirem orgulho do que fazem.
- Explicite as recompensas individuais e as grupais oferecidas pelas empresas.
- Reconheça o trabalho realizado e explicite este reconhecimento.
- Compartilhe a sua autoridade (temos tendência em delegar tarefas sem compartilhar a autoridade necessária para realiza-la).
- Permita os pequenos erros e incentive as pessoas a aprenderem com eles.
- Respeite o tempo das pessoas.
- Eduque pelo bom exemplo.
- Não constranja uma pessoa na frente de outra.
- Dê as pessoas o direito de expressarem seus sentimentos.


LIDERANÇA:

- Os recursos humanos determinam o potencial, os relacionamentos determinam o clima, a estrutura determina o tamanho, os planos determinam a direção, mas só a liderança determina o sucesso da organização.

- Ninguém pode ser melhor líder do que melhor pessoa. Aquilo que somos revela mais sobre nós do que aquilo que dizemos.

- Liderar é influenciar outras pessoas numa determinada situação, em direção a uma finalidade comum. Não se lidera coisas, da mesma forma que não se gerencia pessoas. Pessoas são lideradas, não chefiadas.

O verdadeiro líder incentiva a participação da sua equipe apoiado nos seguintes argumentos:

- A participação é uma necessidade humana e um direito do cidadão, enquanto SER que se expressa pelo trabalho.
- A participação é um processo de desenvolvimento da consciência crítica e de aquisição de poder, base fundamental da formação da cidadania.
- A participação implica o respeito às diferenças individuais e a auto-responsabilidade.


A MISSÃO DA LIDERANÇA:

- AGENTE DE MUDANÇA:



Líder serve para mudar. É aquele que assume um compromisso maior com a organização, oferecendo-se para o sacrifício, para o risco, para a responsabilidade, para uma missão.
Ser líder é complexo, porque significa desafiar as pessoas a mudar os hábitos, os valores e a vida, o que geralmente tende a gerar estresse individual ou coletivo.

- DESENVOLVEDOR DE PESSOAS:

Desenvolver pessoas é ajuda-las a se livrarem dos obstáculos que as envolvem e impedem o seu processo de amadurecimento e de aprendizagem. É acreditar no seu potencial enquanto SER que se expressa através do seu trabalho.

- CATALIZADOR DE RESULTADOS:

O foco do líder é sempre o atingimento de resultados através da motivação das pessoas pela sua participação voluntária.


- No mundo atual não é exigido do líder apenas conhecimentos técnicos mas também “inteligência emocional” ( autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade).


CARACTERÍSTICAS DO MAU CHEFE E DO BOM LÍDER:


MAU CHEFE

Incapaz de ouvir ( incapaz de ouvir o subordinado, seja na área profissional, seja na área pessoal).
Centralizador ( Não confia em ninguém que está abaixo dele. Gasta tempo com supervisão quando deveria dedicar a criação de novas idéias).
Inacessível ( dificulta a comunicação e o acesso dos subordinados, gerando perda de tempo, lentidão e falta de resposta rápida).
Gerador de trabalho inútil ( gera trabalhos que não agregam valores para a empresa, fazendo a equipe trabalhar mais do que o necessário)
Autoritário e desmotivador ( não consegue conquistar a equipe, só sabe mandar e acaba interrompendo o processo criativo. Não investe no desenvolvimento das pessoas, não incentiva, não elogia, não deixa crescer, não aceita novas idéias, é resistente às mudanças).
BOM LÍDER

Facilitador ( ajuda as pessoas a identificar seus valores e interesses, a lidar com suas qualidades e incentivar os pontos fortes).
Orientador do desempenho (esclarece os padrões e expectativas pelas quais o desempenho das pessoas será julgado)
Estrategista ( comunica a direção estratégica da organização, aponta tendências e ajuda as pessoas com fontes adicionais de informações).
Integrador ( faz a ponte entre as metas individuais e as exigências do negócio).
Articulador ( Conecta as pessoas com os recursos de que precisam para se desenvolver, ajuda-as a desenvolverem planos de ação e facilita o contato e relacionamento com pessoas de outras áreas e organizações.








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